Vitamina C Pele
Vitamina C é o creme mais indicado para pele madura?
Vitamina C para pele madura é um dos pedidos que eu mais recebo de resenha no blog e no canal. Hoje quero fazer um post para ajudar a direcionar a sua escolha, assim você poderá definir com o seu médico dermatologista se precisa mesmo usar creme com vitamina C ou não – e isso vale não só para quem tem pele madura mas para qualquer pessoa, de qualquer idade!
*No final do post vamos falar um pouco sobre a tal "pele madura", tá?
Indica uma vitamina c para pele madura? Estou cheia de rugas e quero usar uma vitamina C, qual é a melhor?
Com essas duas perguntas eu resumo boa parte dos pedidos que eu mencionei (oba, vou poder linkar este post agora!), então vamos começar a entender: qual o seu objetivo ao cuidar da pele?
Vitamina c é antes de tudo um antioxidante. O papel principal do antioxidante é manter a sua pele pelo maior tempo possível como ela está hoje – o que já é um ganho e tanto, já que o tempo continua passando, certo?
Então, a ação do antioxidante é evitar a oxidação celular, que é o que envelhece a pele – pense na ferrugem, que é uma oxidação do ferro, o que deixa aquela aparência de velho e desgastado, é isso o que acontece quando nossa pele oxida. Então, neutralizando a ação dos radicais livres, que são liberados com a oxidação, a vitamina C preserva a sua pele, reforçando a barreira contra a radiação que o protetor solar já faz. Aliás, uma ótima dupla quando falamos de prevenção do envelhecimento da pele: vitamina C e protetor solar!
Então para resumir: com este objetivo de usar um ANTIOXIDANTE qualquer pessoa, de qualquer idade, pode usar vitamina C. É um benefício que você não consegue mensurar a curto prazo. É como se fosse uma caderneta de poupança, você vai acumulando benefícios até um dia em que resolve olhar e o resultado acumulado tá lá!
Vitamina C para tratar rugas
Agora é ponto principal deste post, que eu quero que vocês entendam: se você for a um dermatologista com queixa de rugas é pouco provável que ele indicará um tratamento à base de vitamina C.
Não é que você não possa usar, mas para esse objetivo de tratar rugas, deixar a pele mais lisa e sem marcas de expressão, existe a vitamina A, que tem uma ação esfoliativa e de renovação celular muito mais evidente, mais forte e mais suportada por estudos. Sem falar que os cosméticos com vitamina A (retinol) tem uma ação mais branda, e os médicos podem receitar medicamentos com ação bem mais efetiva que os cosméticos. Então, para que usar vitamina C para rugas se ele pode usar a vitamina A?
Isso se ele quiser tratar com cremes, pois sabemos que os cremes tem uma ação limitada – além de ser limitada, os resultados são sempre mais demorados que os procedimentos que um médico pode fazer (microagulhamento, preenchimento com ácido hialurônico, botox, laser, etc).
Por isso, não faz sentido procurar um produto específico que tenha vitamina C para pele madura – quem tem pele madura pode usar qualquer vitamina C e pode perceber seus benefícios, assim como quem é jovem, qualquer pessoa que quiser cuidar da pele.
Muitos dermatologistas consideram a vitamina C muito mais como prevenção do que como correção de rugas (e posso falar? Eu também!).
Vitamina C – com escolher a sua?
O que você precisa fazer ao escolher um produto com vitamina C é ver qual se encaixa com seu gosto, qual tem o melhor acabamento para o seu tipo de pele, e qual oferece os melhores benefícios para você.
Embora o ingrediente Vitamina C possa oferecer todos esses benefícios, na prática vemos que nem todos os produtos com vitamina C oferece esses benefícios. Alguns hidratam mais, outros tem uma ação de clareamento mais evidente, mas o fato é que todos funcionam mesmo como antioxidante. Inclusive a vitamina C mais estudada até hoje é a forma pura, ou seja, o L-Ascorbic Acid (ácido ascórbico). As outras formas, muito usadas em cosméticos também, que são as derivadas, não são tão suportadas por estudos, mas na prática também percebo efeitos melhores em alguns produtos e não em outros. Pra saber qual é melhor não tem jeito, só usando…
AQUI TEM UM POST COM VÁRIOS PRODUTOS COM VITAMINA C PARA O ROSTO!
Pele madura está relacionada a que idade?
Quero concluir só deixando umas informações que podem esclarecer um pouco mais: eu pessoalmente não gosto da indicação do creme X para a idade Y. Isso porque a necessidade de usar ou não um produto está muito mais relacionado ao estado da pele do que idade. Minha pele com 40 anos pode ter necessidades de uma pessoa de 30 anos, já que sempre foi cuidada.
O marketing das empresas costuma direcionar produtos para pele madura para a faixa dos 50 anos. Mas sabemos que nosso corpo deixa de produzir muitas substâncias que ajudam a aparência da pele após os 25 anos, gradativamente, e muitos médicos já aconselham que se faça tratamentos com o geriatra a partir dessa idade para minimizar os danos lá na frente… ou seja, quando você quiser e achar que aquele produto irá te trazer os benefícios de que precisa, pode usar, independente de ele ser direcionado (pelo marketing) para uma idade superior à sua!
Source: https://www.mulhersemphotoshop.com.br/2019/05/vitamina-c-pele-madura.html
Tidak ada komentar: